terça-feira, março 31, 2009

Budapeste - Antes do Amanhecer



Bom, pela ordem dos fatos deveria começar pela Alemanha, já que cheguei primeiro lá. Mas irei deixar para falar de lá por último, assim falo sobre tudo que aconteceu.

Saimos de manhã correndo, Luana, Matthias e eu, para chegar na estação de trem e comprar as passagens de trem para Budapeste. Só tinha ICE, que é o mais caro trem, mas que por sorte estava numa espécie de promoção e pagamos 49 euros cada. A viagem de Nurnberg para Budapeste dura 8 horas, sim, 8 horas direto num trem com apenas uma conexão numa cidadezinha da Austria. Depois de umas 4 horas de viagem, chegamos na tal cidadezinha e, como tinhamos umas meia hora até o próximo trem chegar, aproveitamos e fomos almoçar, na estação mesmo. Foi emocionante, já estávamos na Austria, outro país!!!

Voltamos para a plataforma e nada do trem. De repente aparece um trem todo fudido, regional, e já pensei: não acredito que vo fazer o resto da viagem nessa lata velha!! A sorte foi que ele passou direto, e o da gente estava com uns 10 minutos de atraso... Quando chegou ficamos meio na dúvida, porque metade do trem iria se separar e ir noutra direção, e a gente não sabia qual metade era para a gente entrar!! Então, o carinha funcionário do trem, super simpático, respondeu a Luana com aquela finesse toda: ya ya!!! E quase nos empurra para dentro do trem. E ainda mais era uma porta que dava para a 1ª classe, especificamente a cozinha, e outro funcionário quase não deixa a gente passar, isso trem quase saindo!!

Já no trem, e este já em movimento, fomos procurar nossos lugares, que por sorte, era quase no final!! Quando finalmente encontramos, tinha umas peruas sentadas nos nossos lugares, então para sair do corredor, entrei noutro lugar e fiquei em pé esperando Matthias conversar com as dondocas, enquanto isso um senhor super simpático fica no corredor atrás de mim, e quando percebi sai logo da frente, mas como ele era super simpático começou a gritar coisas em alemão como não entendi nada, fingi que não era comigo! Matthias deu uma resposta pra ele, que acho que deve ter sido bem simpática também, porque rapidinho ele se calou e sentou no lugar dele... ai ai, esse povo fino!!

Passado o barraco, sentamos e aproveitamos a viagem. O mesmo senhorzinho simpático depois veio puxar conversa com Matthias, e ficou lá, altos papos, contando a vida dele, disse que era Hungaro e morava na fronteira e blah blah. A viagem foi divertida, achei que seria cansativo, mas acabou sendo legal. O doido hungaro ficava batendo nas poltronas, perguntou ao funcionario onde que ele podia reclamar porque no trem não tinha lugar para ele colocar os pés, e depois ele ainda tentou pegar minhas coisas, não sei o que deu naquela mente insana, só sei que quando voltei do banheiro Luana me disse que ele tentou pegar meu lenço e minha mochila, até Matthias mandar ele deixar minhas coisas em paz!!! O cara era mesmo louco!!!


Quando chegamos em Budapeste, a primeira imprensão da estação foi: Caramba, que lixo!! A estação por dentro é feia e suja, toda esculhambada, parecia a rodoviária de JP, so faltou os cheira-cola por lá. Mas quando sai, e vi a estação por fora, me admirei: Que bela entrada!!! Que bela cidade!!! Iamos pegar um ônibus para chegar até o Danúbio, mas decidimos ir andando, porque não sabiamos onde comprar passagem e nem qual pergar!! Mas vale a pena a caminhada. Era a rua principal, acho, e haviam lindos prédios, com detalhes interessantes, pareciam serem antigos, mas mesmo assim novos. E a rua super movimentada, também, uma segunda-feira final de tarde.


Finalmente depois de uma boa caminhada chegamos ao Danúbio! E quando olhei para o outro lado da margem, meu deus, que vista!!! O castelo de Buda lá no alto, magnífico!!! Todo belamente iluminado, já estava noitinha, e aquela vista realmente fez valer a pena as 8h de viagem. Ficamos lá tirando fotos, e depois fomos andar em direção a ponte mais famosa e bonita de lá. Para quem não sabe, Budapeste tem 9 pontes sendo que a mais conhecida é a Ponte de Széchenyi, esta que fomos em direção. Realmente, é uma ponte bem interessante e lembram o Arco do Triunfo, mas pequena. E sempre a vista do Castelo. Na frente da ponte tinha uma pracinha e com belos prédios em volta, meu deus, que cidade!!!

Atravessamos a ponte e vimos uma ponta do que parecia ser uma igreja. Luana logo disse: é essa igreja é bem famosa, vamos até lá!! E fomos lá, subir escadas e ladeiras, de repente não dava para ver mais onde era a tal igreja, mas continuamos a subir. Es que surge algo espetacular: parecia um forte, com muralhas e bela iluminação. Era a Igreja de Nossa Senhora, a Igreja Mathias!! Belo lugar, vale a muito a pena subir para ve-la. E por nossa sorte, estava aberta para qualquer pessoa entrar e conhecer as muralhas e de lá temos uma bela vista do Parlamento de Budapeste, outra bela construção daquela cidade!

Depois voltamos as margens do rio e fomos andando em direção ao albergue, que era ali "pertinho". Atravessamos outra ponte, não tão bela quanto a outra, e toda vez que passava o bondinho, a ponte vibrava toda... hahaha... Achamos o albergue, era um apartamento e parecia ser bem legal, pelo menos as pessoas eram. Depois tivemos que voltar para a estação de trem para pegar nossas coisas que deixamos lá. Pegamos um metro, que era bem proximo do albergue, e fomos em direção a estação. Lá em Budapeste só tem três linhas de metro, portanto é bem simplesmente andar por lá, basta saber o nome da estação e a direção certa. Quando fomos trocar de linha, tinham dois fiscais e claro, vieram logo atrás dos turistas, no caso a gente e uns orientais. Mostramos nossas passagens, e tudo bem. Pegamos nossas coisas e voltamos para o metro, como tinhamos comprado o "single ticket", achei que podiamos ir e voltar com o mesmo, já que quando fomos comprar existia um tal de "one way ticket", e pela lógica era para ser assim. Logo na porta do metro tinham uns seguranças, e eles viram que estavamos com dificuldade de validar o ticket, eles olharam e validaram eles. Quando trocamos de linha, no mesmo lugar by the way, estavam lá os mesmos fiscais, como a nossa espera. Pedem para ver os bilhetes, e nos levam para conversar no canto. Em inglês, o cara começa a dizer que aquele ticket não valia, e bla bla, do jeito que ele falava achei que ele ia dizer: entendo o erro, por isso dssa vez vo deixar passar... Quanto eu estava enganada!! O bonitinho simplesmente nos cobrou 20 euros, cada pessoa, de multa!!! Fiquei com muita raiva, o cara nos roubou na nossa cara e ainda arrumou uma bela desculpa de multa!!

Depois dessa, só tive vontade de arrumar minhas coisas, dormir e bem cedo ir embora. Foi uma facada no meu bolsinho já tão sensível! Para a nossa sorte, na rua do albergue tinha um mercadinho e lá pudemos comprar docinhos típicos hungaros. Mesmo já um pouco velhos, eram até gostosinhos!!

O ruim de albergue é que você tem que dividir quarto com outras pesssoas. No caso desse, eram, sei lá, um monte!! E de noite parecia uma sinfonia de roncos... ai ai, não foi uma noite bem dormida!! E logo cedo fomos para a estação de ônibus, pegar o que nos levaria à Viena. Essa compania é bem legal, servem café e chocolate quente, entregam jornais, e a melhor parte: é bem baratinho!! De Budapeste a Viena, se não me engano, foi 12 euros. Foi uma viagem tranquila que durou mais ou menos quatro horas.

Como Luana bem lembrou, Budapeste antes do amanhecer!!!

Mais fotos de Budapeste no meu album do orkut!!! ;)

O próximo post vai ser dedicado à Viena.

Alguns links:

Site oficial de Budapeste: http://www.budapest.com/

Site da empresa de ônibus: http://www.studentagency.cz/

Vale lembrar que essa empresa só vende ticket online, e pessoalmente só na agência em Praga.


sábado, março 07, 2009

Valência


Valência é linda, agradável e cidade grande, bem não tão grande... Mas é linda. Adorei conhecer, e eu estava super empolgada para ir na Cidade das Ciências e da Artes. E realmente, que lugar!!! Arquitetura bem moderna e hype, gostei d+! Só lembrei daquela máquina do filme "Contato", sabe?! uhasuahusa...

Ramon é um ótimo anfitrião, (só esqueceu de nos levar ao Starbucks, né?!) ele e Joaquin, seu roomate ficaram andando com a gente, enrolando no portunhol e na mimica, conseguimos nos entender! Muito gente fina os roomates de Ramon...

Lá na CAC foi muito divertido!! Estava um dia lindo, com sol e calorzinho europeu. O lugar realmente é enorme, e estava acontecendo uma exposição da marvel... A gente passou a tarde lá, vendo os super-herois, com coisas interativas que tinha lá... Depois fomos ao oceanario, e para nossa sorte, estava já quase fechando!! Tivemos que ver os peixinhos tubarões nas carreiras, mas foi legal, aventura total!! ahahaha... pena que não tinha nenhuma baleia como "free willy", só tinha uma lá com cara de fuinha, e muito peixe e tubarão.

Na volta pegamos um engarrafamento terrivel, maior tempão no ônibus!! uhasuhasa...

No dia que era para voltar pra Madrid, acordamos tarde e chegamos em cima da hora na estação e quando Ramon viu o ticket fez aquela cara e disse: vcs erraram de estação.

kkkkkkkkk... ai ai, então tivemos que esperar um tempão para mudar o horário para o proximo trem. Deu certo, mudamos sem problema. À tarde decidimos mudar para o dia seguinte, já que não conseguimos lugar para ficar em Madrid, dessa vez tivemos que pagar uma taxa extra, mas não tão cara, ainda bem!

No dia seguinte, bem cedo, peguei o metro e fui para estação certa. Depois de umas 6h no trem, cheguei a Madrid. Eu e Aline ficamos andando por lá, para nossa sorte, todos os museus eram perto da Estação de Atocha, então ficamos pela redondeza... Pela 1ª vez vi um Velasquez, e muitas pinturas de grandes mestres da Arte... foi emocionante!! Fui pela 1ª na Starbucks e tomei um espresso!! uashuahsa... Madrid é d+, pena eu só ter ficado uma tarde lá!!

Espanha realmente foi a minha primeira viagem à Europa, e foi d+!!!

sexta-feira, março 06, 2009

Para não dizer que não falei da Espanha



Pois é, eu mal faço posts aqui nesse blog, não que eu tenha outro, nem por isso, simplesmente por preguiça mesmo e até por esquecimento... Então, não contei a respeito da minha 1ª viagem à Europa, para a Espanha, mais especificamente Madrid e Valência, onde Ramon estava fazendo PIANI.

Então, para não acharem que não escrevi porque não gostei de lá, estou aqui a contar como aconteceu!! Tipo, confeço que Espanha não era um dos países que eu queria muito conhecer, mas é claro que ele esteve sempre nos meus planos, principalmente porque Ramon estava lá e ele era uma cara conhecida aqui na Europa!!! \o/

Viajei em outubro, na segunda semana. Meu vôo era Portpo/Madrid. Foi a primeira vez que viajei ao Porto, e foi tudo uma descoberta. Fiquei maravilhada com o aeroporto, bem mais bonito e moderno que o de Lisboa. No vôo conheci dois caras, um português e um espanhol, que iam pegar metro em Madrid. O aeroporto de lá era enorme, para chegar até a estação de metro, que era dentro mesmo de lá, foi uma viagem!! Lá pedi informações, em inglês, mas não entendi muito bem... Então os dois carinhas do vôo me explicou como fazia para chegar na estação de Atocha, aquela mesma que teve o ataque terrorista a alguns anos atrás. O metro estava, digamos, lotadaço!! Me senti uma sardinha enlatada, e o melhor que eu estava com uma bolsa enorme nas costas!! Dentro do metro, quem diria, conheci um brasileiro. Ele trabalhava na Petrobras e a empresa dera a ele essa viagem a Madrid. (Diga ai, por isso que quero trabalhar lá, empresa brasileira fodastica!!!) Ele foi super simpático e me levou até a estação de Atocha!! Se ele não tivesse feito isso, acho que teria me perdido milhões de vezes até achar o caminho. O metro lá é gigantesco, sobe e desce escada, e era 1ª que eu via um metro na minha vida!! hahaha...

Na estação, tive que comprar minha passagem de trem para Valência. Era para comprar na Renfe e preferencialmente o Regional, que era quase 50% mais barato que o Alaris. A fila para comprar os tickets estava imensa, acho que todo mundo resolveu viajar de trem naquele dia... Foi fogo!! Finalmente quando chegou minha vez, fui falar com o atendente em inglês. Ele olhou para a minha cara desconfiado e perguntou: de onde es?! Respondi que era do Brasil, então ele disse: Então, fale em Português, porque eu não entendo inglês e tu brasileira e eu espanhol será melhor a gente conversar assim mesmo. Ai ai... O regional já tinha partido, e só restava a opção do Alaris, e este só saia bem tarde da noite, detalhe: ainda era tardezinha!!!

Então, fui andar pelas ruas de Madrid, e fiquei impressionada com a beleza dos prédios: finalmente eu estava na Europa!!! A estação é linda!!! Tinha um museu perto, e fui lá. Mas infelizmente não entrei porque não tinha porta volumes e eu não ia ver um museu com aquela mochilona nas costas!!! hehehe...

Quando deu a hora peguei o trem a caminho de Valência! 4h depois e extremamente cansada chego lá, Ramon já estava a minha espera...

segunda-feira, março 02, 2009

London and Liverpool


Pronto, finalmente tinha chegado em Londres e meu host do CS me pegou na parada de ônibus e me levou para casa... Estava tudo com um pouquinho da nevasca de segunda, que me fez perder dois dias em UK... era tão lindo!!!

No dia seguinte fui pegar o metro para me encontrar com Ramon, me perdi no meio do caminho mas depois me encontrei, e finalmente nos encontramos!! Foi muito massa, andamos pela cidade, fomos aos museus, andamos pelo metro, bebemos café da starbucks... foi um dia muito foda!! Vimos o finalzinho da troca da guarda e pela primeira vez peguei em neve, como diz Ramon, gelo de friorífico... mas eu gostei da neve!! hahahaha... Andar pelas ruas de Londres definitivamente foi um sonho!!!

Os três dias que passei lá foram ótimos, vi esquilos perseguidores, um safado até subiu na minha perna... medo!! Conversei com pessoas do mundo inteiro, percebi que meu inglês não vale nada, vi Londres do alto da London Eye e senti aquele friozinho na barriga pelo medo da altura...

Londres é magnífica. Paris é linda, me apaixonei por lá, é chique e tranquila. Já Londres é urbana, cosmopolita e cheia de novidades. Amei muito, outra cidade que faz parte da lista "onde quero morar".

Liverpool é uma cidade pequena, eu gostei muito de lá pelo fato de ser a cidade que deu início a melhor banda ever: The Beatles... Tudo na cidade remete à eles, é espetacular!!! Pena eu só ter passado uma tarde lá...

Algo que me chamou a atenção lá: as meninas simplesmente saem de casa vestidas apenas de mini-saias e camisetinhas, ah, sem esquecer os enormes saltos... Tipo, eu estava morrendo de frio, tinha acabado de nevar, pouco mas tinha, e as meninas andando no meio da rua assim!! Eas simplesmente não têm frio!!! São loucas... e as noites lá em Liverpool bombam, era domingo e mesmo assim os pubs todos lotados!!

Meu host em Liverpool foi ótimo, fez um jantar maravilhoso para o amigo escocês dele e eu. Inglês escocês é total estranho, mas engraçado... foi penoso entender o que danado ele dizia!! hahaha... ele me contou que as pessoas vão para as boates, e tipo, começam a tirar roupa!! Que as meninas tiravam as blusas, e que uma vez ele viu um cara só de cueca!!! Eu disse que lá no Brasil eu não via isso, pelo menos na minha cidade (excluindo o carnaval) e ele ficou chocado, afirmando que lá as brasileiras viviam tirando a roupa e faziam topless nas praias, e eu disse que não, que fazer topless nas praias brasileiras era até crime!! Acho que até hoje ele não acreditou... Que imagem interessante o povo tem do Brasil, né?!

Na segunda peguei o ônibus para o aeroporto de Birmingham, a viagem foi tranquila e vi muita neve pelo caminho... sim, matei meu desejo por neve!! hahahaha... Quando chegamos em Birmingham o motorista avisou que ficariamos na estação por uma meia hora, aproveitei e desci para comprar comida, era meio dia e eu estava morrendo de fome... Quando voltei, entrei num ônibus mas não o reconheci, então desci e fiquei desesperada atrás do meu, e nada. Nada do motorista, nada!! Quase infarto, minhas coisas estavam todas dentro do ônibus e eu não tinha um tostão furado... Depois voltei para estação, tentei me acalmar, e vi que o ônibus para o aeroporto só iria sair daqui a meia hora, então voltei e percebi que aquele que eu tinha entrado era o meu, e eu que estava lesando... Foi um super susto, quase meu coração sai pela boca, bebi toda a água que comprei, que eraainda por cima gaseificada, que eu detesto!!!

O motorista era muito engraçado, super gente fina... No mesmo ônibus vinham duas portuguesas, iamos no mesmo vôo de volta para o Porto... A viagem de volta foi super tranquila, chegamos até antes do horário previsto...

De volta a Portugal, tristeza e depressão me assolam... ai, Inglaterra... Saudades!! hahahaha...

domingo, março 01, 2009

Oh my dear Lord, London baby!!


Sonho realizado, conheci a Inglaterra!!! Na verdade, apenas Londres, Liverpool e um pouquinho do caminho que fiz de lá para Birmingham Internacional Airport... Foi a melhor viagem ever, sem dúvidas...

Eu estava para viajar no dia 2 de fevereiro, uma segunda, e passaria a semana em Londres, viajando no sábado de manhã para Liverpool e para Birmingham no domingo de tarde, pegando me vôo de volta para Portugal na segunda. Peguei o trem de Coimbra a Porto - Campanhã, paguei pelo intercidades, mais caro um tiquito. Cheguei lá fui direto para o aeroporto. Fiz meu check-in, a massa foi até simpática, não cobrou os 5 euros do airport check-in!!

Tive que preencher um formulário dizendo onde eu morava, telefone de pessoas conhecidas, quando volto pro Brasil... tive até que pegar uma cópia do meu intinerário do vôo de volta ao Brasil... Eu já estava morta de nervosa e medo da imigração do Reino Unido, principalmente pelas histórias que ouvi de gente mandada de volta porque sabiam de mais inglês... super medo!!! Mas ai deu tudo certo, era agora só esperar a hora de embarcar, o vôo estava atrasado e tinha previsão de sair as 21h, uns 40 minutos depois do horário programado...

Certo, fiquei lá esperando com Aline a hora da gente ir... 20:30 e uns ingleses já putos com o atraso ligam para a informação e descobrem que nosso vôo tinha sido cancelado!!! PQP!! Os aeroportos do UK tinham sido fechados por causa da forte nevasca que caía desde da manhã... e fazia horas que eles tinham fechado e ninguém fez o favor de nos avisar... Decepção total!!!

E lá vamos nós, até o balcão da ryanair resolver a situação... a fila fazia voltas e tudo mundo puto e revoltado, mudando de vôo para tap...reembolso, no way, só paguei 2 cêntimos pelas passagens, então não valia a pena... Aghr, quero chegar na Inglaterra!!! Depois de quase 3h na fila, chegou nossa vez: ainda havia a possibilidade de pegar o vôo de quarta direto para Londres Stansted, o meu vôo era para Birmingham, então foi perfeito né?! Para lá só haveria vôo na sexta, e minha volta era para segunda, então sem condições.

Então lá vamos nós, quase meia-noite, ver se ainda tinha trem para Coimbra, se não teríamos que passar a noite ao relento... No metro conhecemos uma garota que também estava no nosso vôo, ela iria pegar um outro para India acho que na sexta... ela era super gente fina, nem parecia portuguesa (hehehe), conversamos a viagem toda, apesar da decepção e do cansaço... No metro também conhecemos um senhor que nos informou que haveria um trem que passaria por Coimbra que iria sair as 1h e tanto, para nossa sorte!! Ele também era super gente fina, ele tem família portuguesa mas nasceu e mora na Alemanha, Frankfurt.

Foi legal, apesar deudo ter dado errado, ter conhecido pessoas legais... até a senhora da CP foi gentil com a gente!! hahahaha... Isso até chegar em Coimbra, quando um taxista feladaputa fez o favor de ser super grosso com a gente... Depois em casa, fui dormir, triste e desiludida... era pra eu tá dormindo em Londres, ou a caminho de la, vendo neve... owwwwwwwwwwww...

Terça passei o dia dormindo, mais ansiosa que nunca que chegasse a quarta... Quarta saí de Coimbra umas 17h e pouco, meu vôo era pras 21h e tanto. Aline, na hora de sair, resolveu não ir, então fui só... Minha primeira viagem sozinha!!! Cheguei no aeroporto, again, e fiz meu check-in... de novo, super tranquilo e rápido. Bebi um cafézinho e fui pra sala de embarque, depois me dirigi ao portão 19, nunca tinha visto e era preciso passar pela imigração portuguesa, tive que mostrar todos os meus documentos e o comprovante que eu tinha pedido meu cartão de residente que estava para chegar, meu visto já tinha expirado... ehehehe... e o medo aumentando mais, de quando chegar na imigração inglesa... Na fila conheci duas brasileiras que estavam estudando numa cidade perto de birmingham... brasileiros em todo lugar!!

O vôo foi tranquilo e um pouco mais de 2h estava chegando em Londres... Imaginem minha felicidade!! Eu tinha um sorriso de ponta a outra... e ainda vi neve, nos campos perto da pista!! Neve!! hahahaha... O aerporto Stansted é enorme, a gente precisa pegar um metro para chegar no terminal, super chique! "E pronto, chegou o momento da verdade", pensei, "é agora que descubro se fico ou não aqui".

A imigração não tinha muita gente, ao contrário do outro balcão que era pros nativos... Mas mesmo assim pareceu uma eternidade, sentia meu coração bater forte nas minhas têmporas, achei que ia desmaiar (tá bom, isso foi exagero, mas dá para ter uma noção do meu nervosismo... ahhaha). A mulher que me atendeu foi super simpática, meu inglês saiu um lixo, mas ela entendeu e ainda disse que estava indo viajar pro Porto. Pros ingleses, Portugal é que nem Brasil em relação a clima, é como se fosse tropical e verão, mesmo estando no inverno como eles. Aew, consegui entrar!!! Estou oficialmente em Londres!!! Dia mais feliz da minha vida... Peguei o onibus para a cidade para esperar o meu host do CS.



To be continued...