terça-feira, setembro 23, 2008

Mãe, to na Europa!!


Bom, quase 1 mês que estou aqui em Coimbra e finalmente tive a coragem de vir escrever algo sobre a minha experiência de intercâmbio. Ainda estou sem computador e estou utilizando o de Aline, minha conterranea da ufpb que está morando comigo, ou o da Associação dos Estudantes de Miguel Torga. Essas semanas a associação é praticamente inexistente, já que a cultura local exige que o inicio do ano letivo seja batizado com praxes e essas coisas, todos os que compõe lá estão se divertindo as custas dos caloiros. uhaushau... Confeço que é engraçado, mas como sou intercambista não posso praxear, e não sou besta para querer ser praxeada... Enfim, vo escrever sobre o começo da viagem.


Eu nunca viajei de avião, então eu estava um pouco ansiosa em saber como seria e tal. O avião era enorme, e eu sentei lá no final, na janela. A decolagem foi massa, primeiro quando ele vem pegando velocidade para voar, a sensação é a mesma quando meu irmão tá dirigindo na br e arranca, a subida parece quando está subindo numa roda gigante, não senti um friozinho na barriga, mas fiquei rindo porque achei linda a paisagem lá em baixo, aqueles pontinhos luminosos, o litoral de recife... Depois não dá pra ver mais nada, só depois quando eles apagam as luzes internas que da pra ver as estrelas... elas parecem estar tão pertinho!!

Sentei do lado de uma mulher que estava indo pra Londres pelo lugar lá que ela trabalhava, a britishcouncil. Ela simplesmente dormiu a viagem inteira!! Ela começou a dormir logo depois que serviram o jantar, tipo umas meia hora depois da decolagem, e só acordou na hora da lanche, que é servido meia hora antes de chegar. 7 horas ela passou dormindo. E na hora que eu fiquei apertada, doida pra ir ao banheiro??!! Tive que catucar ela, para eu poder sair... Fiquei toda entrevada de ficar sentada, poltronas tudo apertada, dava nem pra ficar confortavel... Da proxima quero viajar de executiva!!! uahsuhaus... Vim assistindo Iron Man, detalhe que assisti ao mesmo no dia anterior, e Kung-fu Panda. Teve uma hora que o piloto disse: iremos passar por uma turbulencia, nessa hora fiquei um pouco com medo, mas tipo não teve nada!! O avião mal se mexeu... eu senti mais turbulencia na vinda para Recife do que na viagem inteira!!

Depois de horas de tedio e filmes e de está toda entrevada, recebo a noticia que estavamos perto!! Que alegria!! Mas ai começou a parte ruim da viagem: a perca de altitude... Estavamos a quase 13mil e em meia hora descemos tuuuuuuuuuuuuudo para pousar... So faltei morrer, o lanche que serviram começou a rodar na minha barriga, minha cabeça só faltou explodir... e olhe que eu estava mascando o chiclete, mas não serviu de nada!! Mas eu me senti um pouco melhor quando olhei para janela e vi as luzinhas de Lisboa... Que lindo!!! E o avião passa tão perto que da pra ve os predios, ruas, jardins... Achei tudo tão lindo!! Mas assim que pousou eu ja fiquei em pé, aaaaaaaaaaaah deixem-me saiiiiiiiiiiiiiiiiir!!! Quero andar!!! aushuahsua... Eram 5 e pouco, mas ainda tava escuro e frio!! Lá a gente precisa pegar um onibus para chegar até ao terminal, é enorme o espaço!!


Chegamos lá na alfandega e aquela boa surpresa: uma fila gigantesca!! Ficamos lá cerca de 1 hora ou mais, só sei que quando pegamos as malas e saimos para fora já era dia!! Ah, estou escrevendo no plural porque estavamos eu, Julio e Julianna, irmã dele. Julio está em Coimbra também estudando na mesma universidade. De lá do aeroporto pegamos um taxi, aqui tooooooooodos os taxistas andam de mercedes, chique!!, e fomos para estação de comboio (trem), chegamos eram tipo 8 e 15 e o comboio chegou as 8:45. Imagine nós 3 levando um monte de mala por ai, e pra colocar no comboio??!! Foi peso, mas nada impossivel. A viagem de comboio fui super tranquila, e aqui eles têm mais conforto que o avião que a gente veio... Depois de duas horas chegamos em Coimbra!! Da estação peguei um taxi separado deles e fui pra pousada da juventude. Deixei minhas malas e fiquei esperando Julio e Julianna. Eu estava doida pra tomar aquele banho e tirar aquele soninho basico, mas eu não podia entrar no quarto porque a hora da entrada era 18h!!


Depois finalmente encontrei com eles e fomos no shopping dolce vita. Eu estava morta de cansada, zumbi total. Eu mal tava falando, minha mente estava operando a 2%, tava quase apagando. Depois peguei o autocarro que Julianna me disse q descia perto da pousada e fui né. Cheguei em Celas, perto do ISMT e adivinha?! Me perdi!! Não sabia para onde danado ficava a rua da pousada, quase que entro em pânico, mas ai respirei fundo e fui andando, perguntei para uma transeunte "Onde fica a praça da republica??" E antes que eu descesse a gigantesca ladeira vi umas escadas familiares e sim!! Achei rapidinho a pousada. Depois fui la, tomei meu merecido banho e dooooooooooooooormi!!!


Mais tarde Matheus e uns amigos vieram e me levaram para jantar numa cantina perto da pousada, bem baratinho la e a pessoa come muuuuuuuuuuuuuuito!! Foi legal.


E é isso, esse foi meu 1º dia aqui em Coimbra!! Depois venho contar as outras coisas!!



Mais fotos no meu orkut

Um comentário:

Mariana disse...

eu tenho um livro de miguel torga aqui! (presente de mainha) e o engraçado é que quando eu abri o livro, abri exatamente no conto chamado Mariana... ihihihi sou besta, né?

ei, ri com força sobre o teu irmão dirigindo, heuehuhe mas gostei geral da tua descrição do vôo! deixe de ser besta, bandidona ;)