sexta-feira, agosto 29, 2008

O Jardineiro Fiel

Com uma temática polêmica, O Jardineiro Fiel é um filme que tanto faz o telespectador refletir sobre os problemas sociais que assolam a África, quanto se deleitar com quadros e cenas de romance e dedicação a uma causa justa e nobre. O filme, dirigido por Fernando Meirelles, mesmo diretor do aclamado Cidade de Deus, conta a história de Tessa e Justin, um casal com diferentes ideologias, mas que vivem uma grande história de amor que termina de forma trágica. Logo no começo, o telespectador se depara com a verdade cruel: Tessa está morta, vítima de um atentado durante uma viagem.

O Jardineiro Fiel conta a história de Justin (Ralph Fiennes), um diplomata inglês que se apaixona por Tessa (Rachel Weisz), uma militante das causas humanitárias. Os dois têm características distintas, Tessa luta veemente para ajudar os mais necessitados e é absolutamente apaixonada pela causa que ela acredita ser justa, e está sempre disposta a entrar em ação para defendê-la. Justin é totalmente racional, prefere ficar cuidando do seu jardim ao invés de se dedicar à causas maiores, é um homem de palavras e paciência. Mesmo com suas diferenças ideológicas, os dois têm uma história verdadeira e apaixonante, dela surgindo uma gravidez.


Ao chegarem ao Quênia, Tessa logo conhece o médico Arnold Bluhm (Koundé), e uni-se a ele em projetos para ajudar os doentes que não têm condições de acesso a um tratamento decente. Eles passam muito tempo juntos e começam a partilhar segredos que o telespectador desconhece, dando a impressão que os dois estão tendo um caso. Outro momento, Tessa e Justin estão conversando a respeito do nome do bebê e ela sugere chamá-lo de Arnold, para homenagear o amigo, e Justin não gosta muito da idéia. Mas o momento mais chocante é a cena que mostra Tessa num hospital popular dando de mamar à um bebê negro, e Arnold ao seu lado da cama. Depois a camêra afasta e mostra Justin também no outro lado da cama, e no decorrer da cena o telespectador compreende que aquele bebê não é o filho dela, na verdade o seu morreu no parto e ela estava ajudando uma jovem mãe moribunda que dera a luz no mesmo hospital. Esconder fatos e mostrar informações limitadas é um recurso, chamado de paralipse, muito usado no cinema para levar o telespectador para uma visão e depois surpreendê-lo com a verdade.

A ação do filme começa quando Justin precisa desesperadamente saber o que realmente aconteceu com a sua esposa, as autoridades locais comentavam que o crime fora passional já que o médico Arnold, que estava com ela no carro, encontrava-se desaparecido. Nessa busca por respostas, Justin realmente passa a conhecer a sua esposa e a amá-la ainda mais.

Logo no começo nos deparamos com um flashfoward, mostrando uma cena importante e que irá repetir-se mais adiante: a última despedida de Tessa e Justin, ela indo de encontro à sua morte trágica. Depois vem a cena da notícia de sua morte seguida de flashback de como eles se conheceram e começaram o relacionamento amoroso. Zooms em seus rostos evidenciando os seus sentimentos e desfoques de lente acontecem muito no decorrer do filme. No início da cena do reconhecimento do corpo, percebe-se que a câmera é objetiva, é aquilo o que Justin está vendo, a câmera é o seu olho, e está em constante movimento (câmera na mão). O filme, mesmo com um narrador onisciente, em certos momentos a narrativa é o ponto de vista de Justin, no qual o seu conhecimento sobre a história é limitado e tanto ele quanto o telespectador vão conhecendo no decorrer do filme novos fatos. A história não é linear, e mesmo sabendo que Tessa está morta, sua presença é viva e constante em todo o filme.


Nas cenas no Quênia utiliza-se muito o recurso de câmera na mão e as cores das imagens são quentes e vivas, transparecendo o espírito daquele país que mesmo com toda a miséria conseguem ir em frente sem perder a energia. Ao voltar para Londres na busca pela verdade, Justin retorna à casa onde tudo começou, e as cenas tem um tom acinzentado e o tempo está chuvoso, assim como o seu estado de espírito, e finalmente sua frieza inglesa derrete, transbordando toda a sua tristeza. Enquanto ele olha o jardim descuidado e quase sem vida da casa, ele relembra dos momentos íntimos que eles tiveram na casa através de flashbacks.


Na última cena do filme vemos outro flashfoward, quando Justin chega ao mesmo local onde Tessa fora morta, de fundo escuta-se o discurso feito no funeral do casal em Londres, no qual o responsável por suas mortes conta o quão triste é a perda dos dois, e depois a imagem vai para esse memorial mostrando os presentes na cerimônia. Só depois de exposta a verdadeira situação de suas mortes que a cena do assassinato de Justin é mostrada para o telespectador.

O filme mistura temas que aparentemente são distintos, é um drama, um thriller de suspense e ação investigativa, e ainda coloca em pauta a discussão sobre um assunto polêmico e político-social, denunciando o que as grandes empresas e governos fazem na África. Baseado em livro homônimo, o filme tenta passar a atmosfera de lutas sociais e investigação tipo policial, para descobrir bandidos e mocinhos e a verdadeira história que cerca o sistema de doações para a saúde no Quênia.





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