domingo, fevereiro 01, 2009

Limpando a poeira

Cof! Cof! Depois de muito tempo, aqui estou eu de novo novamente... hehehe... Bom, acho que irei contar da viagem à França, aquele belo país que me conquistou e encantou...

Dia 27 de novembro, 3 dias depois do meu aniversário de 23 anos, viajei para o Porto e de lá peguei avião para Paris, depois de 1 hora de viagem, acho, o avião entrou numa nuvem e literalmente viajamos nas nuvens... lembrei de quando eu era pequena e brincava que abria a porta do avião e comia nuvem, que era parecido com algodão doce... ihihih... No avião tinham outros brasileiros, do sul do país, que estavam indo turistar em Paris também... Brasileiro há em todo lugar!!!

Chegando no aeroporto, primeira coisa foi: friiiiiiiiiiiio da porra!!! E fumacinha saindo da boca ao falar... Paris Beauvais, nome do aeroporto, é simplesmente uma parada de onibus de tão pequeno... E o melhor, fica mais de 1 hora do centro de Paris e para chegar lá existe só um meio, um onibus que custa 13 euros cada viagem... blah!!

Chegar no centro de Paris foi muito emocionante!! Já era final de tarde e chovia uma fina garoa, super fria... Eu tinha as direções de como chegar na casa do meu host do couchsurfing, mas não sabia onde era a estação do metro... O onibus deixa a gente num centro de conversões, e lá entrei para pedir informações, mapas, horários, enfim, guia de sobrevivência do turista. Cheguei falando em inglês enrolado, né, já que infelizmente não sei francês, e o carinha foi super simpático e explicou direitinho para mim, mesmo ele falando um inglês enrolado também... Depois de muito rodar por esse centro, finalmente achei o metro e eu e aline fomos para a casa do rapaz. Chegando na parada dele, descemos e ficamos andando pela rua, atrás do apartamento dele, e haja a gente andar e finalmente vimos lá o número:

- Eita, acho que é aqui... mas ele pediu para nos encontrarmos num café, eu não anotei o nome, mas é algo que se eu ver saberei qual é... mas ele disse que era do lado da casa dele, e aqui não há nada!!

Lá vamos nós procurar de novo, aquele não era o número certo e atravessamos a rua... o número achamos, e era de um hotel!! A primeira coisa que pensei: esse cara sacaneou a gente e deu o endereço de um hotel para a gente ficar!! Oh no!! Como eu estava morrendo de fome, propus irmos jantar, e fomos num chinês que tinha na mesma rua. A mulher não sabia inglês e a gente tão menos francês, mas conseguimos comer um prato super gostoso e bem barato. Depois ficamos andando de novo pela rua, até eu finalmente pedir informação para um cara na rua, e adivinha?! Estavamos na rua errada!! Depois quando chegamos na rua certa, rapidamente achei o café e encontramos com Hakim! Ele realmente mora do lado desse café e nos recebeu super bem... Deixamos as coisas lá na casa dele e ele fez questão de nos levar para ver nada menos que a Torre Eiffel!! Belissima, e ela estava toda azul em homenagem à presidencia ou algo do tipo da França na União Européia... Que emoção, realmente eu estava ali em Paris!! A noite estava super fria, super congelante, mas foi perfeito...

Dia seguinte: Versailles!! Peguei metro e depois um metro/trem pra lá... Tinha muita gente mesmo indo para lá, muitos turistas!! A cidade é linda, mas quando virei a esquina e vi o Chateau de Versailles, meu deus, que perfeição!!! Ele estava em reforma, mas mesmo assim belissimo... Lembrei logo do filme "Maria Antonieta", na cena quando ela chega ao palácio... Dentro, muitas salas estavam fechadas, mas era lindo, perfeito!! Eu só ficava repetindo: por isso que eles nao queria deixar a monarquia, quem iria querer sair de uma "casa" dessa?! Mas para estragar a beleza, tinha umas obras ridiculas em plastico de um cara aí, bem no meio das salas, além das milhões de pessoas que estavam presentes, incluindo um grupo escolar... Eghr!!!

O jardim, foi o melhor. Que propriedade!! Ficamos lá o dia inteiro, andando por lá... Paisagem típica de outono, corvos... nunca imaginei que iria ver aquele lugar pessoalmente, pisar numa parte tão importante da história francesa e mundial... é realmente emocionante! Andamos muito até chegar ao grand trianon e ao petit trianon, casa de Maria Antonieta, e quem viu o filme sabe o que ele significa. Vimos o seu teatro e outras tantas propriedades que tem por lá, tudo muito lindo e perfeito! (não acredita, veja as fotos no meu orkut )
Na volta conhecemos uns pilotos da Tam que, de acordo com eles, estavam a trabalho... hehehe... Foi realmente um dia memorável!

A noite fomos com Hakim a Champs-Elyseé, e ela estava linda toda iluminada para o natal... Vimos as lojas, haute couture que só via pela tv e net... tiramos fotos no meio da pista, fomos ao Arco do Triunfo e voltamos a pé para casa...

No outro dia fomos atrás das passagens para Lyon, vo nem dizer quanto foi para eu não chorar aqui, mas saiba que foi uma facada!!! hehehe... Depois fomos ao Louvre. A arquitetura é simplesmente linda, enorme o palácio. Mas tinha muita gente, muita mesmo e dentro nem se fala... lotado!! Achei meio cabaré, muita gente, todo mundo tirando fotos, muitas obras... tinha sala que haviam quadros até no teto!! As salas em si já eram belas, e ainda mais cheias de coisas... fiquei meia tonta de tanta coisa!!! E o lugar por dentro é enorme, varios andares... No final das contas eu nem conseguia mais andar, tava já arrastando meus pés... auhsuhsua... Vi a Monalisa, o Codigo de Hamurabi dentre outras coisas... Valeu a pena geral!!

De noite corremos para casa e fomos para a estação de trem, o metro tava bomando de gente, foi peso chegar até lá!! E para piorar, perdemos o trem, por 5 min, e tivemos que pagar uma diferença para pegar o próximo que saía em 1 hora... O trem era duplex, e fomos em cima, claro... A viagem foi tranquila e chegamos em Lyon em duas horas. Lá não tinha mais onibus nem metro para chegar na residencia universitaria, onde Atena mora, entao tivemos que pegar um taxi. Foi dificil encontrar qual predio era o dela, e ainda por cima não tinhamos o nº do quarto dela! A sorte que encontrei no caminho André, quetá fazendo piani lá também, e ele me mostrou onde era!! Chegamos lá no quarto dela, e o namorado tava lá... Na hora que entrei, ele tava se vestindo e fiquei super por fora: eita, empata foda geral!! kkkkkkkkkk...

No dia seguinte Atena levou a gente para andar pela cidade, e que cidade!! Linda, perfeita!! Logo no caminho um senhor começou a cantar para a gente e fez um aceno, e Atena contou que ele disse que eramos muito bonitas e aquela canção era para a juventude... ihihi... Achei tão francês isso!!! Lyon é d+!! De noite conheci outras pessoas de João Pessoa que estão morando lá, e combinamos com Ricardo, estudante de JP, para irmos numa cidadezinha no dia seguinte... Fomos todos à uma feira de natal que estava acontecendo numa praça lá... Vi umas lojinhas medievais e outra que vendia fadinhas e duendes, tudo muito lindo e ainda por cima tava tocando metal e o dono tinha uma gatinha linda que ficava circulando pela loja... Perfeito!

No dia seguinte... Ah, já está ficando um post muito grande, depois conto o resto da viagem...

Fotos da viagem no meu orkut

Um comentário:

kmsv disse...

eita, eu tb brincava de comer nuvens, e de elas terem gosto de algodão doce. crianças não são mto criativas mesmo, hein? :P