domingo, junho 12, 2011

Batom vermelho em ambiente de trabalho, rola?

Esse texto é de uma matéria que fiz pro jornal Correio da Paraíba e saiu faz um tempinho no caderno Homem & Mulher que Lílian Moraes comanda.  Adoro o batom vermelho e já usei várias vezes para ir trabalhar - e ainda usei o Ruby Woo que é beeeeem vermelho mesmo. Acho válido usar o batom vermelho em ambiente de trabalho, mas balanceado com o restante do look.

O batom vermelho é considerado um toque de sensualidade na beleza feminina e tem toda uma carga histórica de mulheres fatais e seguras de si. Mas quando o assunto é trazer esse toque para o ambiente de trabalho, o assunto já complica um pouco. Será que combina? Será que não é exagerado usar batom vermelho durante o dia e, ainda por cima, no escritório? Se depender das últimas tendências, que trouxeram o glamour do batom carmim para inúmeros catwalks do mundo, este passagem de fronteira é mais do que bem vinda. No entanto, é preciso ter alguns cuidados no restante do look, para não parecer vulgar.
 
Se for usar o batom vermelho, o resto do make deve ser leve e clean. Por exemplo, nada de sombras coloridas e esfumados escuros. O ideal é optar por um delineado delicado, um lápis básico na linha d’água, máscara e blush de leve. Se preferir fazer uma aparência vintage com perfume pin-up, faça um delineado gatinho. Inspire-se na musa do burlesco Dita Von Teese, adepta mor do combo batom vermelho + delineado gatinho.
 
Outro detalhe é a escolha da roupa e acessórios: deixar os decotes de lado – para parecer vulgar é um pulo! – e optar por acessórios mais discretos. Uma boa é não usar brincos longos e colares statement. O lema é: quanto menos, melhor. O foco deve ser o batom vermelho.
 
Hoje em dia, existem inúmeros tons de vermelho que combinam com todas as tonalidades de pele e gostos. Os vermelhos carmim estão com toda no mundo fashion, mas os corais e alaranjados continuam os queridinhos das trendsetters. São tantas opções que não existem desculpas para não aderir a esta tendência. As texturas também são diversas: cremosos, matificados, metálicos... Agora, basta escolher o que mais combina.
 
Batom vermelho remete ao glamour com perfume de divas clássicas dos tempos dourados de Hollywood. Portanto, inspire-se em Marilyn Monroe e Rita Hayworth, e em tantas outras divas que marcaram uma época. 

As marcas mais em conta também têm os seus batons vermelhos baphônicos, como a Koloss com um vermelho matte incrível; a Vult, também com um vermelho matte; entre outras. A Linha Intense do O Boticário também tem seus vermelhos matte e cremosos. Lembre-se de levar sempre o batom no necessaire porque vai precisar de retoque depois dos copos de café e água que você beber, e vermelho nota logo quando sai. 



 
PS: Não esqueçam de ler todo domingo no caderno Homem & Mulher minha coluna de beleza com dicas de produtos e novidades do mundo dos cosméticos!

2 comentários:

PollyQueiroz disse...

Sabe um combo que sempre uso?
Batom vermelho, boa base, cabelo preso ou semipreso e uma roupa social beeem discreta, geralmente blusa branca com aquele colarinho impecável, quase masculina, ou uma bem rococó, e uma calça preta.

Amanda Carvalho disse...

Gostei da dica! Deve ficar bem chique... ;)