terça-feira, março 31, 2009

Budapeste - Antes do Amanhecer



Bom, pela ordem dos fatos deveria começar pela Alemanha, já que cheguei primeiro lá. Mas irei deixar para falar de lá por último, assim falo sobre tudo que aconteceu.

Saimos de manhã correndo, Luana, Matthias e eu, para chegar na estação de trem e comprar as passagens de trem para Budapeste. Só tinha ICE, que é o mais caro trem, mas que por sorte estava numa espécie de promoção e pagamos 49 euros cada. A viagem de Nurnberg para Budapeste dura 8 horas, sim, 8 horas direto num trem com apenas uma conexão numa cidadezinha da Austria. Depois de umas 4 horas de viagem, chegamos na tal cidadezinha e, como tinhamos umas meia hora até o próximo trem chegar, aproveitamos e fomos almoçar, na estação mesmo. Foi emocionante, já estávamos na Austria, outro país!!!

Voltamos para a plataforma e nada do trem. De repente aparece um trem todo fudido, regional, e já pensei: não acredito que vo fazer o resto da viagem nessa lata velha!! A sorte foi que ele passou direto, e o da gente estava com uns 10 minutos de atraso... Quando chegou ficamos meio na dúvida, porque metade do trem iria se separar e ir noutra direção, e a gente não sabia qual metade era para a gente entrar!! Então, o carinha funcionário do trem, super simpático, respondeu a Luana com aquela finesse toda: ya ya!!! E quase nos empurra para dentro do trem. E ainda mais era uma porta que dava para a 1ª classe, especificamente a cozinha, e outro funcionário quase não deixa a gente passar, isso trem quase saindo!!

Já no trem, e este já em movimento, fomos procurar nossos lugares, que por sorte, era quase no final!! Quando finalmente encontramos, tinha umas peruas sentadas nos nossos lugares, então para sair do corredor, entrei noutro lugar e fiquei em pé esperando Matthias conversar com as dondocas, enquanto isso um senhor super simpático fica no corredor atrás de mim, e quando percebi sai logo da frente, mas como ele era super simpático começou a gritar coisas em alemão como não entendi nada, fingi que não era comigo! Matthias deu uma resposta pra ele, que acho que deve ter sido bem simpática também, porque rapidinho ele se calou e sentou no lugar dele... ai ai, esse povo fino!!

Passado o barraco, sentamos e aproveitamos a viagem. O mesmo senhorzinho simpático depois veio puxar conversa com Matthias, e ficou lá, altos papos, contando a vida dele, disse que era Hungaro e morava na fronteira e blah blah. A viagem foi divertida, achei que seria cansativo, mas acabou sendo legal. O doido hungaro ficava batendo nas poltronas, perguntou ao funcionario onde que ele podia reclamar porque no trem não tinha lugar para ele colocar os pés, e depois ele ainda tentou pegar minhas coisas, não sei o que deu naquela mente insana, só sei que quando voltei do banheiro Luana me disse que ele tentou pegar meu lenço e minha mochila, até Matthias mandar ele deixar minhas coisas em paz!!! O cara era mesmo louco!!!


Quando chegamos em Budapeste, a primeira imprensão da estação foi: Caramba, que lixo!! A estação por dentro é feia e suja, toda esculhambada, parecia a rodoviária de JP, so faltou os cheira-cola por lá. Mas quando sai, e vi a estação por fora, me admirei: Que bela entrada!!! Que bela cidade!!! Iamos pegar um ônibus para chegar até o Danúbio, mas decidimos ir andando, porque não sabiamos onde comprar passagem e nem qual pergar!! Mas vale a pena a caminhada. Era a rua principal, acho, e haviam lindos prédios, com detalhes interessantes, pareciam serem antigos, mas mesmo assim novos. E a rua super movimentada, também, uma segunda-feira final de tarde.


Finalmente depois de uma boa caminhada chegamos ao Danúbio! E quando olhei para o outro lado da margem, meu deus, que vista!!! O castelo de Buda lá no alto, magnífico!!! Todo belamente iluminado, já estava noitinha, e aquela vista realmente fez valer a pena as 8h de viagem. Ficamos lá tirando fotos, e depois fomos andar em direção a ponte mais famosa e bonita de lá. Para quem não sabe, Budapeste tem 9 pontes sendo que a mais conhecida é a Ponte de Széchenyi, esta que fomos em direção. Realmente, é uma ponte bem interessante e lembram o Arco do Triunfo, mas pequena. E sempre a vista do Castelo. Na frente da ponte tinha uma pracinha e com belos prédios em volta, meu deus, que cidade!!!

Atravessamos a ponte e vimos uma ponta do que parecia ser uma igreja. Luana logo disse: é essa igreja é bem famosa, vamos até lá!! E fomos lá, subir escadas e ladeiras, de repente não dava para ver mais onde era a tal igreja, mas continuamos a subir. Es que surge algo espetacular: parecia um forte, com muralhas e bela iluminação. Era a Igreja de Nossa Senhora, a Igreja Mathias!! Belo lugar, vale a muito a pena subir para ve-la. E por nossa sorte, estava aberta para qualquer pessoa entrar e conhecer as muralhas e de lá temos uma bela vista do Parlamento de Budapeste, outra bela construção daquela cidade!

Depois voltamos as margens do rio e fomos andando em direção ao albergue, que era ali "pertinho". Atravessamos outra ponte, não tão bela quanto a outra, e toda vez que passava o bondinho, a ponte vibrava toda... hahaha... Achamos o albergue, era um apartamento e parecia ser bem legal, pelo menos as pessoas eram. Depois tivemos que voltar para a estação de trem para pegar nossas coisas que deixamos lá. Pegamos um metro, que era bem proximo do albergue, e fomos em direção a estação. Lá em Budapeste só tem três linhas de metro, portanto é bem simplesmente andar por lá, basta saber o nome da estação e a direção certa. Quando fomos trocar de linha, tinham dois fiscais e claro, vieram logo atrás dos turistas, no caso a gente e uns orientais. Mostramos nossas passagens, e tudo bem. Pegamos nossas coisas e voltamos para o metro, como tinhamos comprado o "single ticket", achei que podiamos ir e voltar com o mesmo, já que quando fomos comprar existia um tal de "one way ticket", e pela lógica era para ser assim. Logo na porta do metro tinham uns seguranças, e eles viram que estavamos com dificuldade de validar o ticket, eles olharam e validaram eles. Quando trocamos de linha, no mesmo lugar by the way, estavam lá os mesmos fiscais, como a nossa espera. Pedem para ver os bilhetes, e nos levam para conversar no canto. Em inglês, o cara começa a dizer que aquele ticket não valia, e bla bla, do jeito que ele falava achei que ele ia dizer: entendo o erro, por isso dssa vez vo deixar passar... Quanto eu estava enganada!! O bonitinho simplesmente nos cobrou 20 euros, cada pessoa, de multa!!! Fiquei com muita raiva, o cara nos roubou na nossa cara e ainda arrumou uma bela desculpa de multa!!

Depois dessa, só tive vontade de arrumar minhas coisas, dormir e bem cedo ir embora. Foi uma facada no meu bolsinho já tão sensível! Para a nossa sorte, na rua do albergue tinha um mercadinho e lá pudemos comprar docinhos típicos hungaros. Mesmo já um pouco velhos, eram até gostosinhos!!

O ruim de albergue é que você tem que dividir quarto com outras pesssoas. No caso desse, eram, sei lá, um monte!! E de noite parecia uma sinfonia de roncos... ai ai, não foi uma noite bem dormida!! E logo cedo fomos para a estação de ônibus, pegar o que nos levaria à Viena. Essa compania é bem legal, servem café e chocolate quente, entregam jornais, e a melhor parte: é bem baratinho!! De Budapeste a Viena, se não me engano, foi 12 euros. Foi uma viagem tranquila que durou mais ou menos quatro horas.

Como Luana bem lembrou, Budapeste antes do amanhecer!!!

Mais fotos de Budapeste no meu album do orkut!!! ;)

O próximo post vai ser dedicado à Viena.

Alguns links:

Site oficial de Budapeste: http://www.budapest.com/

Site da empresa de ônibus: http://www.studentagency.cz/

Vale lembrar que essa empresa só vende ticket online, e pessoalmente só na agência em Praga.


Nenhum comentário: