terça-feira, fevereiro 22, 2011

Matéria sobre Protetores Solar

Matéria que fiz e saiu na edição de hoje no jornal Correio da Paraíba sobre protetor solar. 

            Dermatologistas alertam: atenção na hora de comprar o seu protetor solar. Alguns produtos ainda possuem as substâncias Benzophenona-3 e parabenos que podem causar câncer de pele naqueles que os usarem por tempo prolongado e em grande quantidade. Segundo as dermatologistas Carla Gayoso e Viviane Araújo, os protetores mais modernos estão substituindo estas substâncias por aquelas que são hipoalergênicas, ou seja, que não causam alergias na pele. Carla ainda indica que, na hora de adquirir um protetor, verifique se há o selo de certificação da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
            Segundo teste realizado pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, em 2009, dos 10 produtos testados, apenas dois foram eficazes na proteção contra os raios ultravioletas nocivos à saúde, e seis apresentaram o Benzophenona-3 na composição, substância considerada potencialmente cancerígena por acelerar a velocidade de multiplicação das células. De acordo com Carla, o risco de câncer só existe se for este ingrediente for utilizado em grande quantidade e da sua concentração. “A substância vem sendo trocada nos protetores, deixando de ser utilizada. Atualmente, os protetores têm textura mais leves, são enriquecidos com agentes que reduzem o brilho, não causam espinhas e são hipoalergênicos”, assegurou. O alerta é, na hora de comprar um novo protetor, procurar no rótulo se existe o Benzophenona em sua composição
            Outro alerta é em relação ao fator de proteção contra os raios UVA que, por não causar vermelhidão, acabam passando despercebido. Porém, este tipo de radiação solar é o maior causador do envelhecimento da pele. Os produtos que protegem contra os raios UVA geralmente têm nas embalagens a sigla PPD (Persistent Pigment Darkening, em tradução livre, Pigmento Persistente de Escurecimento) ou uma cruzinha, indicando a presença do fator de proteção. Segundo Viviane, quanto mais cruzinhas, maior é o fator de proteção. Já o mais conhecido, o fator de proteção contra raios UVB, o indicado por Carla é o fator 30, para ser usado no dia-a-dia. “As pessoas que têm dermatoses, ou seja, doenças de pele como melasmas, o indicado é usar o fator 60. Também é indicado para as pessoas que praticam esportes ao ar livre e para ser usado na praia”, indicou.
            Segundo Viviane, em termos percentuais, a diferença de proteção entre os fatores de proteção solar (FPS) 30 a 60 é mínima. “Só faz a diferença para certos tipos de tratamento. O que realmente difere nos fatores é a permanência na pele. O protetor com fator 30 é degradado mais rápido na pele do que o de fator 60, ou seja, o produto com maior fator de proteção acaba protegendo por mais tempo”, afirmou. Para Carla, os produtos com FPS mais alto são mais siliconados por isso acabam durando mais na pele, diminuindo o número de reaplicações no decorrer do dia. 
            Os produtos indicados por Viviane e Carla são aqueles que possuem em sua composição substâncias antioxidantes, isto é, que previnem o envelhecimento da pele. “Muitos produtos atualmente vêm trazendo substâncias anti-radicais livres que ajudam a bloquear parcialmente os efeitos nocivos da radiação nas células e ajudam a reverter os danos causados na pele”, relatou Carla.

Luz artificial – Luzes artificiais de lâmpadas, computadores e televisão podem causar manchas em peles mais sensíveis, com tendência ao aparecimento de melasmas, que são distúrbios na pigmentação natural da pele. De acordo com a dermatologista Viviane Araújo, toda radiação luminosa pode manchar a pele. “As pessoas que estão fazendo tratamento contra manchas e as que têm tendência para o aparecimento delas é importante usar o protetor até mesmo à noite, reaplicando de seis em seis horas”, recomendou. O uso do protetor à noite é apenas indicado para as peles com tendência a melasmas, não sendo estendidos a todos. “As pessoas que não têm doenças de pele só precisam usar no cotidiano, quando forem sair ao sol”, assegurou a dermatologista Carla Gayoso.   
            O ideal é usar diariamente o protetor solar nas áreas que são expostas ao sol, como rosto, pescoço, braços e mãos. “As mãos são as que envelhecem mais rápido porque as pessoas negligenciam esta área”, alertou Viviane. A quantidade de protetor a ser usada em cada área é divergente. Para Carla, a quantidade para ser usado, dia-a-dia, no rosto deve ser o tamanho de um caroço de feijão, já para Viviane, uma colher de chá é o suficiente. A reaplicação deve ser feita até seis horas depois. “Eu aplico o protetor ao sair de casa e, como fico no consultório, não reaplico ao ir embora no final do expediente”, comentou Carla. Em praias e piscinas, esta quantidade deve ser maior, aplicando uma camada bastante generosa em todo o corpo e reaplicando a cada mergulho ou em duas e duas horas.

Protetores físicos e químicos – No mercado existem dois tipos de protetor solar: o físico e o químico. Os protetores físicos são aqueles que protegem externamente, formando uma espécie de barreira na pele, impedindo os danos dos raios nocivos na pele. Os produtos que contém titanium na composição são considerados protetores físicos. Geralmente, aqueles produtos que possuem cor e são usados como base são protetores físicos. De acordo com Viviane Araújo, este tipo de protetor é o mais indicado para as pessoas que têm mancha na pele, já que a base protege de qualquer luz visível. “Pessoas com pele sensível e crianças o produto indicado é o protetor físico”, contou Viviane.   
            Já o protetor químico é aquele com conteúdo transparente, que age metabolizando os raios solar no organismo. Com esta característica, os protetores químicos impedem que os raios ultravioletas entrem na pele, evitando os danos como envelhecimento e vermelhidão.         

Eu vi no site da Johnson&Johnson a composição do Minesol Oil Control e não tem esse tal de Benzophenona-3! Ele também pode ser considerado como protetor físico, já que tem titanium na composição. Doutora Carla também indicou o Anthelios, da La Roche Posay, o Heliocare... é sempre bom dar uma olhada na composição, levar anotado esse nome e, na hora, procurar. Nada de mão-de-vaquice na hora de comprar protetor, pelamor! A saúde é o mais importante...    

Um comentário:

Nana disse...

adorei a materia! eu tenho anthelios e minesol, inda bem que nao tem essas substancias. xo, parabenzo!