domingo, março 13, 2011

Miss Beleza Natural: reality show no GNT

Duas semanas atrás assisti, meio que por acaso, o reality show Miss Beleza Natural, no GNT (toda segunda às 10h), e realmente me chamou a atenção para uma coisinha: o cuidado com a pele. Logo nesse episódio o apresentador mostrou às meninas qual era a idade da pele delas e foi bem assustador! As meninas escolhidas para participar do programa eram super viciadas em maquiagem, bronzeamento e balada. Só que elas não tomavam nenhum cuidado, não usavam protetor nem retiravam a maquiagem depois da balada. 
Qual foi o veredito? Muitas das meninas, principalmente aquelas que não usavam protetor solar, tiveram a pele seis anos mais velha do que a idade real delas. Só uma menina que teve a pele mais nova que a idade real, a que era gótica e evitava sol e bronzeamento. Imagine só, essas meninas moram em Londres, onde a radiação solar não chega nem a metade daqui, certo que algumas faziam bronzeamento artificial, mas mesmo assim tiveram envelhecimento precoce da pele! Outro agravante, segundo o apresentador e a dermatologista que estava analisando, foi a questão delas não limparem a pele para retirar qualquer vestígio de maquiagem: elas chegavam da balada e iam dormir. Eles também comentaram dos hábitos das meninas, afirmando que fumar, dormir pouco e beber prejudicavam e muito a pele.

Agora imagine aqui em João Pessoa, onde o índice de radiação ultravioleta é , praticamente, sempre extremo - chega a IUV 11 - e muita gente ainda sai de casa sem nenhuma proteção. Eu ainda sou sem vergonha e saiu de casa sem protetor nos braços e mãos, mas nunca jamais ever saiu sem protetor no rosto. Óculos escuros, chápeu ou sombrinha também devem ser usados - todo dia vo para o trabalho com minha sombrinha, povo pode olhar e tirar onda a vontade, pelo menos estou me protegendo contra o sol! hahaha...

Também fiquei super impressionada como a maquiagem pode prejudicar a pele, se não for usada corretamente. Toda vez quando chego da night, eu lavo meu rosto e procuro tirar a maquiagem, mas eu nunca usava demaquilante. Nos olhos eu ainda usava: depois de tirar o grosso com o shampoo da Johnson & Johnson eu passava demaquilante bifásico da Mary Kay. Mas no dia a dia eu nunca tirava, só passava um sabãozinho e c'est fini. Depois que vi esse episódio, todo dia estou passando demaquilante em todo o rosto - estou usando a amostrinha que Laiza me deu do Crealine da Bioderma, que é ótimo, leve, sem perfume e deixa a pele bem sequinha e limpa. 
Outra coisa que também fiquei pensando foi a questão da qualidade da maquiagem. Bases muito pesadas e que entopem os poros - pensei de cara nas bases da Avon, super oleosas e parece que a pessoa tá usando uma máscara. Por isso que é bom a pessoa gastar uns reais a mais e comprar um produto realmente bom e que não seja prejudicial à pele. 

São tantas coisas que a pessoa acaba ficando louca e paranóica. Por isso é bom fazer consultas periódicas com uma dermatologistas e pedir a opinião dela de qual produto é o melhor para o seu tipo de pele e quais os cuidados essenciais. Eu sei que protetor solar é indispensável, mas é bom saber qual marca e tipo é o melhor para cada pessoa. 

Nenhum comentário: