terça-feira, julho 20, 2010

Receita de cupcake de chocolate


Bom, irei compartilhar com vocês a receita do cupcake que fiz sábado. Fiz dois tipos, chocolate e café, mas só irei dar a receita do de chocolate, tá?

Para começo de história, cupcake é bolo em copinhos - literalmente. Qualquer receita de bolo pode ser transformado em cupcakes, mesmo aquelas massas prontas que compra no supermercado. Porém você precisa ter a forma certa para assar os bolinhos, que é esta aqui embaixo, ou similares.

Essa forma comprei no Barra Doce porque aqui em João Pessoa, para variar, não encontrei. Custou R$34,90 e tem o frete, que ficou uns R$17,00. Você precisa ter também as forminhas de papel, essas podem ser encontradas na Kelly Magazine e afins.

Essa receita de bolo de chocolate achei na revista Cláudia, aquele encarte especial com receitas.

Massa:
2 1/2 xícaras de farinha de trigo (eu uso a que já vem com fermento, apesar que na receita não pede, mas não tem problema)
6 colheres de sopa de chocolate em pó
1 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
200g de manteiga em temperatura ambiente
1 3/4 xícara de açucar
3 ovos
1 1/2 xícara de leite
1 1/2 colher de chá de essência de baunilha

Preparo: Pré-aqueça o forno com temperatura de 180º. Em uma tigela, misture a farinha com o chocolate, o bicarbonato e o sal. Na batedeira, bata a manteiga com o açucar por cinco minutos. Junte um ovo de cada vez, batendo sempre. Adicione a mistura de farinha, alternando com o leite e a baunilha, e mexa até a massa ficar homogênia.

Junto com a forma vem a instrução de uso. Diz que precisa untá-la com óleo, pouco, para não grudar. Depois de untada, colocar as forminhas de papel em cada buraquinho, encher com massa até a metade e levar ao forno.

Eu comprei umas gotinhas de chocolate e coloquei junto com a massa, já nas forminhas de papel, uma pequena quantidade, para derreter quando assar. Nessa hora, vale tudo: colocar quadradinhos de chocolate ao leite, frutas, confeito... é o que a imaginação pedir!

Super fácil, não?! O melhor é ver os cupcakes lindos e assados, saindo do forno. Dá vontade de fazer vários, só pela beleza. ahahha... claro que eles ficam deliciosos, néaum?

A cobertura, igualmente, fica a gosto da pessoa. Nessa eu fiz de brigadeiro, porém no lugar de chocolate em pó usei chocolate culinário da Nestlé, Blend, que é chocolate ao leite com amargo misturados. É só partir 200g em vários pedacinhos e misturar com uma lata de leite condensado e uma colher de margarina. Levar ao fogo sem parar de mexer até ficar ponto de brigadeiro.

Delícia!

4 comentários:

Ju e Taminha. disse...

Menina, que delicia! Eu quero fazer!
Obrigada pela receita! ^^

Alana Araújo disse...

Tava visitando os blogs e vi o seu. Menina, que surpresa vc ser de Jp tambem. Adoreeei
è sempre bom conhecer novas blogueiras.
Adorei e vou fazer a receita =D
Tou te seguindo
qualquer coisa, pass alá http://publicitariadesalto.blogspot.com/
beijos flor

Venix Cosméticos disse...

Olá Florzinha ^^
Parabéns pelo conteúdo do blog!!!
Abraços
Passa lá no Venix Cosméticos!!!
http://venixcosmeticos.blogspot.com/

Mayara Maia disse...

cupcakes...hmmm
quero mais!